Comente... O Seu comentário é o Nosso Salário!! =D


25/02/2010

Dicas de Quinta #3 - Cinema

Hoje é quinta feira, véspera de feriadão (o que?! Sábado e domingo já é bastante tempo pra mim... Normalmente não tenho nem isso!).

Mas, voltando...

Dicas de Quinta, e como prometido, vamos parar de falar de como pegar a sua amiga, ficante, peguete, amiga da amiga, prima, amiga da prima, amiga da irmã, amiga da prima da irmã da amiga e por ai vai, e vamos começar a falar de assuntos culturais de verdade, e de utilidade pública... (Pelo menos utilidade pra você não perder seu fim de semana deitado no sofá, assistindo o Faustão).

Vamos começar falando de um filme que infelizmente já saiu de cartaz no cinema, mas com certeza tem na locadora da esquina da sua casa.


Ensaio Sobre a Cegueira


“Ensaio sobre a cegueira”, o livro do português ganhador do prêmio Nobel José Saramago, mostra o pior lado do ser humano quando pode agir sem ser visto. “Ensaio sobre a cegueira”, o filme dirigido por Fernando Meirelles, que já concorreu ao Oscar por “Cidade de Deus”, consegue retratar com fidelidade essa transformação do homem em animal que só vive para saciar seus apetites mais primitivos. (uiiii)

No longa, um grupo de pessoas é atingido por uma epidemia de cegueira branca. Com medo do contágio, o governo decide isolá-los em um manicômio abandonado. Lá, eles têm que se acostumar a novas regras e hierarquias. Enquanto uns propõem a igualdade de direitos e deveres entre todos, outros crêem que podem governar pela força e humilham os restantes.

O elenco acima da média corresponde às expectativas. Uma Julianne Moore loura faz a esposa do médico, protagonista dessa fábula, que resume o espírito da obra. Agüenta com força e elegância a degradação humana. Além dela, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover e Gael García Bernal são os rostos conhecidos que completam o primeiro escalão.

O filme, fotografado pelo parceiro de Meirelles de outros longas-metragens, César Charlone, é ambientado em uma cidade visualmente branca, sem nome, fora da geografia tradicional, mas com várias línguas, tipos, jeitos. São Paulo, uma entre outras tantas locações, é uma escolha acertada. Ela retrata a cidade grande típica, com sua natureza cosmopolita, universal, caótica, cheia de concreto, cimento e asfalto.

Valorizando as mulheres, Como já havia anunciado Meirelles, “Ensaio...” é uma história amoral que mostra como os homens, os seres humanos do sexo masculino, somos às vezes ridículos e como elas conseguem suportar melhor a dor e as privações. Mas, Como o próprio Saramago diz, existem “mulheres do médico” de ambos os sexos.

“Blindness” (no original, em inglês) mostra o horror da anarquia em seu pior estado – o selvagem. Quando despojados das facilidades modernas, voltamos a ser bichos, em busca das nossas necessidades básicas, como comida, bebida e sexo. E como mesmo após passar por degradações, privações e sermos humilhados, ainda somos capazes de encontrar uma maneira de termos alegria. Para provar que, apesar de tudo, ainda somos seres humanos.

Meirelles respeita e homenageia a obra de Saramago, conseguindo entender e recriar sua essência, aproveitando cenas que já eram dramáticas o suficiente no livro, sem inventar muito. Uma homenagem à altura da obra que lhe deu origem. Não à toa, o próprio escritor, avesso a badalações, tenha aprovado o resultado.

Post por dica da Flah!! (l)


O De sempre né galera... Dicas, Sugestões, processos por plágio: mascador_de_borboletas@hotmail.com, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário